sábado, 2 de abril de 2011

Um compromisso com os pobres do nosso tempo

O Movimento Emaús Vila Velha nasceu de fato em Janeiro de 2006, com o total apoio moral e financeiro no primeiro semestre do Movimento Emaús amor e justiça. Sem este apoio inicial seria muito difícil dar continuação e consistência as nossas atividades. Sabemos as dificuldades que encontramos na formação de uma comunidade de Emaús, daí a importância da partilha, da solidariedade e do apoio de outros grupos. Desta forma este novo movimento nasceu da necessidade da comunidade ser assistida e da nossa consciência de emaús.
·        A Comunidade de Vila Velha IV[1] localiza-se em uma área de risco (mangue) onde moram em torno de 3.000 famílias desassistidas dos serviços públicos básicos, tais como: água, luz, esgoto, hospitais, escolas, creches, centros sociais comunitários, enfim... Hoje Vila Velha IV já é reconhecida como comunidade, mas ainda não é legal, aos olhos do governo, por ocupar uma área “proibida” (preservação ambiental- APA).
·        As crianças que freqüentam o Reforço Escolar do Movimento Emaús Vila Velha, já vêm de histórias de famílias complicadas. Na sua maioria, atrasadas nos estudos, filhos de alcoólatras ou pais separados, viciados em drogas, ou pais sem emprego, renda familiar abaixo da linha da pobreza, casas muito pobres, nunca experimentaram boa roupa ou calçado, brinquedos, educação doméstica, não conhecem ordem, disciplina, não gozam de boa alimentação e saúde, têm aspecto de crianças sofridas que precisam muito mais que escola... Precisam de carinho, diálogo, amor, atenção, conhecimento, incentivo, esporte, lazer e entretenimento saudável. Enfim, elas precisam ter dignidade para serem crianças felizes. Muitas delas já trabalham para ajudar os pais, algumas se comportam como pessoas adultas em alguns aspectos, portanto, sentem-se cansadas para estudar.


[1] A Comunidade Vila Velha IV, situada no bairro Jardim Guanabara, que tem 64 mil habitantes, nasceu da necessidade de habitação por parte dos chamados "fugitivos da seca".
O Conjunto Habitacional Vila Velha foi construído para a instalação de algumas famílias que foram remanejadas da orla do Pirambu, com a execução do projeto "Costa-Oeste" hoje conhecido como Vila do Mar. Do citado conjunto nasceram então outros dois, todos com o nome Vila Velha Por fim, nasceu a ocupação desordenada mais ao fundo do mangue, tendo por nome Vila Velha IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário